Subseção Itaqui

Transparência e Cidadania

Olá, bom dia! Hoje é domingo, 06 de outubro de 2024
 
 

Navegação

Busca de notícias


Endereço

Rua Borges do Canto, nº 974
Centro
CEP: 97650-000
Telefone: (55) 3433-7515
Fax: (55) 3433.1551
itaqui@oabrs.org.br
Itaqui - RS

Notícias

27/09/2011 09h11 - Terça-feira

Colégio Nacional de Presidentes da OAB decide pela criação do Observatório da Corrupção nos Estados

Ao final do encontro, que contou com a participação dos dirigentes da Ordem gaúcha, foram aprovadas as deliberações, que constam na Carta de São Luís.

Por OAB/RS

São Luis/MA

Colégio Nacional de Presidentes

Colégio Nacional de Presidentes
Foto: Divulgação OAB/MA

O Colégio Nacional de Presidentes de Seccionais da OAB, reunido nesta quinta-feira (22) e sexta-feira (23), em São Luís (MA), recomendou a instalação do Observatório da Corrupção em todos os Estados, como "instrumento essencial na luta contra a corrupção, que corrói os cofres públicos".

A Ordem gaúcha, por meio do presidente em exercício da entidade, Jorge Maciel, e do diretor-tesoureiro, Luiz Henrique Cabanellos Schuh, participou do encontro conduzido pelo presidente do CFOAB, Ophir Cavalcante, e que foi encerrado com a leitura da Carta de São Luís. Também estava presente o presidente da CAA/RS e coordenador da Concad, Arnaldo de Araújo Guimarães.

Durante o encontro, os dirigentes acompanharam a demonstração do portal Observatório da Corrupção (www.observatorio.oab.org.br), lançado pelo Conselho Federal da OAB, no mês passado, para o recebimento de denúncias e acompanhamento de casos de corrupção.

Agora Chega!

Os dirigentes da OAB/RS apresentaram um painel sobre o movimento "Agora Chega!" aos representantes das demais seccionais do País. Composto por diversas entidades e representantes da sociedade civil organizada, o "Agora Chega!" foi criado em 2007, com o intuito de fomentar a mobilização contra a corrupção e a impunidade.

No dia 07 de setembro, o movimento inaugurou seu novo portal (www.agorachega.org.br), onde é possível acompanhar os principais escândalos do Congresso Nacional; manifestar apoio a projetos de lei e medidas inibidoras de atos de corrupção. Também existe um link direto com o Observatório da Corrupção, além de espaço de sugestões aos visitantes, para que dêem sua contribuição com idéias e até mesmo propostas legislativas, capazes de auxiliar no combate a corrupção.

Prerrogativas e processo eletrônico

O Colégio também recomendou a realização, em todas as unidades da Federação, da Caravana em Defesa das Prerrogativas Profissionais dos advogados como instrumento de conscientização das garantias de defesa da sociedade.

Aos presentes, Maciel anunciou que a OAB/RS já está percorrendo as subseções, realizando audiências públicas sobre as prerrogativas profissionais.

Os dirigentes da Ordem ainda pugnaram pela ampliação do debate e a realização de campanhas para esclarecer a advocacia quanto à implantação do processo eletrônico, buscando também a uniformização de procedimentos nos diversos sistemas de peticionamento. Por fim, os presidentes da OAB ainda conclamaram os advogados brasileiros a participar da XXI Conferência Nacional dos Advogados, que será realizada de 20 a 24 de novembro deste ano, em Curitiba, pelo Conselho Federal da OAB.

Confira a íntegra da Carta de São Luís:

O Colégio de Presidentes dos Conselhos Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil, reunido em São Luis, Estado do Maranhão, nos dias 22 e 23 de setembro de 2011, após análise e discussão de temas de interesse da advocacia e da sociedade brasileira, decidiu:

1 - Manifestar seu irrestrito apoio à criação do Observatório da Corrupção do Conselho Federal da OAB, como instrumento essencial na luta contra a corrupção, que corrói os cofres públicos, recomendando, inclusive, a instalação das Coordenadorias nas Seccionais.

2 - Assinalar que o combate à corrupção não prescinde do respeito aos direitos e às garantias fundamentais, uma vez que a obediência às normas jurídicas é a base de um estado que se pretenda efetivamente democrático.

3 - Sustentar a imprescindibilidade do Exame de Ordem como instrumento indispensável ao aprimoramento da advocacia e a uma prestação de serviços advocatícios compatíveis com as necessidades da sociedade.

4 - Manifestar apoio à aprovação, no Congresso Nacional, do projeto de lei que cria a Comissão da Verdade e da Memória, medida que se insere na luta histórica da Ordem dos Advogados do Brasil pela construção e amadurecimento da democracia em nosso País, repudiando qualquer disposição legal que autorize a manutenção de documentos sob eterno sigilo, pois é fundamental que a história seja devidamente esclarecida, em benefício da cidadania e da democracia brasileira.

5 - Reconhecer a importância da realização, em todas as unidades da Federação, da Caravana em Defesa das Prerrogativas Profissionais dos advogados como instrumento de conscientização das garantias de defesa da sociedade.

6 - Destacar a necessidade da ampliação do debate e da realização de campanhas para o esclarecimento da advocacia brasileira quanto à implantação do processo eletrônico, buscando, também, junto ao Poder Judiciário, a uniformização de procedimentos, sem entraves técnicos, especialmente para evitar que tão importante ferramenta, que objetiva a celeridade processual, seja caracterizada como fator de exclusão de acesso à Justiça.

7 - Conclamar os advogados brasileiros à participação, entre os dias 20 e 24 de novembro de 2011, em Curitiba, na XXI Conferência Nacional dos Advogados, órgão consultivo máximo da Instituição.

São Luis, 23 de setembro de 2011.

 
Últimas notícias
 

Próximos Eventos

Não há eventos próximos. Aguarde...

Quem Somos

Em 26 de Setembro do ano de 1973, o saudoso advogado Dr. Edgar Wilson Degrazia Mondadori, em conjunto com os Drs. Rui Sulbacher, Carlos Benjamin Passamani dos Santos e Iclé Iriondo Ramos, fundaram a Subseção de Itaqui, onde a presidência ficou a cargo do Dr. Edgar Mondadori. A diretoria, recém … Saiba +

Álbum de Imagens