17/08/2011 14h53 - Quarta-feira

Presidente da OAB/RS saúda "faxina ética" no governo

Lamachia defende ainda a adoção do "Ficha Limpa" para todos os escalões

Por OAB/RS

Porto Alegre/RS

"A sociedade brasileira vê com esperança a atuação firme que vem sendo empreendida contra aqueles que, de forma inescrupulosa, tornam banal o saque ao erário público, verdadeiro escárnio com a sociedade", salientou o presidente da OAB/RS.

O presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, saudou nesta terça-feira (16)  a "faxina ética" que vem sendo realizada no âmbito da União Federal nos últimos dias. Segundo o dirigente, "o País precisa de uma atuação rígida frente aos desmandos que vem sendo cometidos ao longo dos anos na administração pública brasileira. Alguns políticos da chamada base aliada da presidenta da República estão mais interessados em continuar com os conchavos do que em coibir a roubalheira que temos acompanhado. É chegada a hora dos homens públicos governarem mais para a sociedade e menos para os partidos", afirmou Lamachia.

O dirigente da Ordem gaúcha encaminhou, ainda, ofício saudando o posicionamento firme do senador Pedro Simon, que na sessão ocorrida na tarde de segunda-feira (15) no Senado, apelou aos demais parlamentares da base para que apoiem as ações moralizadoras do governo e boicotem a "greve branca" em que se recusariam a votar projetos de interesse do governo em represália às demissões ocorridas em ministérios controlados por partidos aliados.

A manifestação de Simon contou também com o apoio da senadora Ana Amélia Lemos, Cristovam Buarque, Mozarildo Cavalcante, Marcelo Crivella e Randolfe Rodrigues, o qual sugeriu, ainda, a formação de uma frentre suprapartidária de apoio à presidente Dilma Rousseff.

Lamachia defendeu, ainda, a adoção imediata dos princípios do "Ficha Limpa" para todos os escalões da administração pública. "Precisamos de um regramento que impeça o acesso de oportunistas aos lobbys, aos conchavos e aos atos que facilitam a corrupção e o desvio das verbas públicas".