27/04/2011 15h41 - Quarta-feira

Colégio de Presidentes de Subseções da OAB/RS inicia na próxima quinta-feira (28)

OAB Itaqui através de seu Presidente, Dr. César Klein estará no encontro que reúne os dirigentes das 106 OABs dos Estado, além das diretorias da Ordem Gaúcha, da CAA/RS e da ESA, conselheiros federais e seccionais

Por Assessoria de Comunicação

OAB Itaqui

Foto: Lairton Ratz/OAB Itaqui

Questões do dia-a-dia da advocacia e sobre os rumos da profissão serão debatidas durante o Colégio de Presidentes de Subseções da OAB/RS - triênio 2010/2012, que será realizado em Porto Alegre, com a seccional como anfitriâ.

O evento inicia com jantar solene de abertura, na noite desta quinta-feira (28), segue na sexta-feira (29) e no sábado (30), com discussão das pautas propostas pelas subseções. Paralelamente ao evento, ocorre o II Encontro de Delegados da CAA/RS.
A organização do encontro está a cargo da secretária-geral da Ordem Gaúcha, Sulamita Santos Cabral, e do coordenador das subseções da entidade, conselheiro seccional Luiz Eduardo Amaro Pellizzer.

Segundo Sulamita, será uma honra para a seccional sediar o encontro, que já foi realizado em diversas cidades do interior. "É com muita satisfação que recebemos advogados de todo o Estado para analisar temas essenciais à profissão", ressalta.
Na avaliação de Pellizzer, o Colégio é o foro adequado os debates sobre os caminhos da advocacia e também sobre as questões que envolvem a cidadania, além de servir para o congraçamento da classe.

Lamachia destaca que a entidade tem duas missões principais: a corporativa e a institucional. Segundo ele, por representar os advogados, cabe à OAB lutar pela preservação das prerrogativas profissionais, pela fixação de honorários dignos e pelo amplo direito à defesa dos cidadãos, por exemplo; e instituicionalmente, dentre outros ítens igualmente importantes, defende os direitos humanos e o pleno exercício da cidadania, sempre colaborando nas lutas contra problemas sociais, como a desigualdade, a corrupção, o desemprego e a violência.
"Historicamente, a Ordem é a porta-voz dos anseios da população brasileira, que reconhece a instituição como sendo a verdadeira guardiã dos direitos fundamentais dos cidadãos e do Estado Democrático de Direito", argumenta o presidente da OAB/RS.

Entre os temas que serão debatidos estão o aviltamento de honorários advocatícios, a mobilização em defesa das prerrogativas, medidas pela isonomia dos operadores do Direito, a ampliação do papel da Ordem junto à sociedade, os projetos de interiorização da seccional e a profissionalização da gestão da entidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação da OAB/RS.