21/08/2014 14h55 - Quinta-feira

“OAB quer saber!” reunirá candidatos a governador para assumirem compromissos com a cidadania

No dia 26 de agosto, na sede da OAB/RS com transmissão via web,, será realizado evento com os oito postulantes ao Executivo, para tratar de temáticas da educação, precatórios, aplicação das verbas da saúde e das eleições limpas na internet.

Por Rodney Silva - OAB/RS

Porto Alegre

OAB QUER SABER

Foto: OAB/RS

A Ordem gaúcha reunirá os oito candidatos a governador do Estado, em blocos separados, para tratar de temáticas de interesse da cidadania, como a educação, a efetividade do piso nacional do magistério, o pagamento de precatórios, a aplicação das verbas da saúde pública e o pacto por eleições limpas na internet. O evento “OAB quer saber!” será realizado, no dia 26 de agosto (terça-feira), a partir das 14h, na sede da entidade (Rua Washington Luiz, 1110 – 14º andar).

O presidente da Ordem gaúcha, Marcelo Bertoluci, frisa que o evento “OAB quer saber!” não tem cunho político-partidário, pois a iniciativa vai ao encontro da campanha “Eleições Limpas: Voto não tem preço, voto tem consequências” e pela importância da memória do voto dos eleitores, visando que os cidadãos cobrem os compromissos dos eleitos. “Não convidamos os candidatos para um embate de ideias, mas, sim, para que apresentem um panorama de suas principais proposições acerca dos temas. Ao final, vamos elaborar um documento com os compromissos assumidos pelos candidatos para acompanhar e fiscalizar o cumprimento pelo governador eleito. Esse é o papel constitucional exercido pela Ordem: defender os interesses da cidadania”, destaca.

Segundo Bertoluci, os temas a serem abordados no evento com os candidatos já nortearam ações protagonizadas pela OAB/RS. “Já debatemos o piso do magistério e encampamos a campanha ‘Saúde Rio Grande, que Cumpra-se a Lei’, para garantir 12% do orçamento para a saúde. Também atuamos, de forma permanente, pelo pagamento de precatórios. Além disso, o tema da reforma política é nossa pauta cidadã”, explicou.

O evento “OAB quer saber!” será transmitido, ao vivo, pelo sistema virtual ESA EaD, para oportunizar aos cidadãos o amplo acesso aos candidatos, possibilitando a realização de perguntas exclusivamente sobre as matérias propostas, nas áreas da educação, da saúde e dos precatórios.

Rodney Silva
Jornalista – MTB 14.759