26/04/2012 15h18 - Quinta-feira

Presidente da OAB Itaqui entrevista Ophir Cavalcanti Júnior

Dr. César Klein encontrou o Presidente do Conselho Federal da OAB em Porto Alegre

Itaqui (RS)

César Klein ao lado de Ophir Cavalcanti

Foto: Lairton Barbo

O Presidente da Ordem local César Klein durante a VI Conferência Estadual dos Advogados, realizada em Porto Alegre entre os dias 11 e 13 de abril, encontrou-se com o Presidente do Conselho Federal da OAB Dr. Ophir Cavalcanti Júnior, o dirigente máximo da Ordem no Brasil concedeu uma entrevista exclusiva aos Itaquienses manifestando-se no sentido de enaltecer a OAB/RS pela passagem de seus 80 anos, comemorado no dia 11 de abril.

Na entrevista Ophir destacou que e a OAB/RS tem sido uma ponta de lança na defesa da cidadania e advocacia, sido a voz da sociedade civil organizada do RS, exigindo do poder público seriedade, ética, competência e, acima de tudo, tratando a nossa Constituição de forma séria e correta, afirmando que a OAB está consolidada sob dois princípios que são a liberdade e a independência e que sua missão se bifurca em dois caminhos, um em defesa da classe da advocacia e outra que está intimamente interligada com a primeira, que é dar conteúdo ético, social e moral a sociedade, com instrumentos como a Lei do Ficha Limpa e do exame da OAB.

O dirigente destacou ainda o papel que a OAB exerce na defesa da Constituição e as consequências da concentração de poderes exclusivos na União Federal, quando ele disse:

- "Exercemos ainda um grande papel no controle da constitucionalidade das Leis, um papel delegado do constituinte brasileiro, no qual onde houver desrespeito a Constituição estaremos presentes para defendê-la. Para o futuro acredito que pacto federativo deverá ser repensado, não podemos mais concentrar poderes nas mãos da União Federal, por que os municípios e estados acabam sendo prejudicados, até por que são os municípios que tem que arcar com praticamente todos os serviços para o cidadão enquanto a União Federal arrecada e muito e não divide como deveria dividir."

O compromisso da OAB segundo Ophir Cavalcanti:

-"A OAB tem o compromisso com a Constituição e não com os governos, a ordem quer um estado melhor, onde as pessoas possam cada vez mais melhorar o seu bem estar, não podemos ter uma diferença muito grande entre ricos e pobres neste país. É melhor dividir melhor essa renda do estado brasileiro. Por isso é um momento de celebrarmos com os colegas de Itaqui tudo o que já foi conquistado nestes 80 anos da OAB gaúcha e assumirmos o compromisso com as lutas futuras.", afirmou o dirigente.

Baixe na íntegra a entrevista acessando o link de downloads no menu ao lado.