Subseção Itaqui

Transparência e Cidadania

Olá, boa noite! Hoje é domingo, 06 de outubro de 2024
 
 

Navegação

Busca de notícias


Endereço

Rua Borges do Canto, nº 974
Centro
CEP: 97650-000
Telefone: (55) 3433-7515
Fax: (55) 3433.1551
itaqui@oabrs.org.br
Itaqui - RS

Notícias

04/03/2016 10h34 - Sexta-feira

OAB pede ao STF acesso à delação de Delcídio e cogita novo pedido de impeachment

Entidade também requer acesso aos autos da Operação Lava Jato

Por Lairton Barbo

Fonte: Jornal Folha de São Paulo

Presidente nacional da OAB Cláudio Lamachia

Presidente nacional da OAB Cláudio Lamachia
Foto: OAB/RS

O presidente nacional da OAB nacional, Claudio Lamachia, pedirá nesta sexta-feira (4) ao STF (Supremo Tribunal Federal) acesso à íntegra da delação do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) e afirmou que as novas revelações podem levar a ordem a apresentar novo pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Em depoimento à força-tarefa da Operação Lava Jato, o senador afirmou que a presidente Dilma Rousseff usou sua influência para evitar punição de empreiteiros, ao nomear o ministro Marcelo Navarro para o STJ (Superior Tribunal de Justiça).

"Se confirmados estes fatos, fatos gravíssimos, nossa instituição não faltará ao Brasil e tomará as providências necessárias. Até mesmo a abertura de impeachment", afirmou Lamachia em coletiva nesta quinta (3), na sede da OAB de São Paulo.

Lamachia disse que, assim que tiver acesso à delação, convocará uma reunião extraordinária do conselho da OAB para definir como a instituição atuará.

A OAB requereu ao juiz Sergio Moro, na semana passada, acesso aos autos da Operação Lava Jato para avaliar a possibilidade de um pedido de impeachment da presidente da República.

Classificando como "deboche" o retorno de Delcídio ao Senado e os termos de sua delação como "fatos gravíssimos", Lamachia afirmou que "tudo que está acontecendo no Brasil nos leva à certeza que vivemos uma crise ética e moral sem precedentes na República".

"Se os fatos forem verdadeiros, estamos diante de uma verdadeira agressão ao Estado Democrático de direito", disse.

O presidente da OAB em São Paulo, Marcos da Costa, afirmou que a falta de homologação da delação de Delcídio pelo ministro do STF Teori Zavascki "não invalida a importância das denuncias". "Elas devem ser, sim, apuradas."

 

 
Imagens Relacionadas
  •        
  •        
Últimas notícias
 

Próximos Eventos

Não há eventos próximos. Aguarde...

Quem Somos

Em 26 de Setembro do ano de 1973, o saudoso advogado Dr. Edgar Wilson Degrazia Mondadori, em conjunto com os Drs. Rui Sulbacher, Carlos Benjamin Passamani dos Santos e Iclé Iriondo Ramos, fundaram a Subseção de Itaqui, onde a presidência ficou a cargo do Dr. Edgar Mondadori. A diretoria, recém … Saiba +

Álbum de Imagens