17/07/2012 09h58 - Terça-feira

Termina a greve na Justiça Estadual

Sindicato dos servidores aceitou proposta de reajuste de 6,28%, proposta pela administração do TJRS

Por OAB/RS

Porto Alegre

Fim da greve dos servidores do TJRS

Foto: Banco de Dados - OAB Itaqui

O presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, saudou, na noite desta segunda-feira (16), o anúncio do fim da greve na Justiça Estadual.

Conforme o site do TJRS, os desembargadores que integram o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul aprovaram, por unanimidade, proposta de reajuste de 6,28% para os servidores da Justiça Estadual. Antes do início da sessão administrativa, a direção do Sindijus/RS comunicou a administração do término da greve.

A proposta prevê pagamento do reajuste em duas parcelas. A primeira, de 2,2%, deverá ser paga a contar de 1º de julho. A segunda, de 4%, será efetivada em 1º de outubro. Fica, assim, reduzido o parcelamento, que inicialmente ocorreria em três vezes (2,2% em julho, 2,79% em outubro e 1% em novembro).

Segundo o presidente do TJRS, desembargador Marcelo Bandeira Pereira, o projeto de lei prevendo o reajuste será encaminhado à Assembleia Legislativa nesta terça-feira (17).

Ao relatar a proposta da administração, durante a sessão do Órgão Especial, o desembargador Guinther Spode, 1º vice-presidente do TJRS, afirmou que a proposta de aumento aos servidores foi possível graças a uma suplementação orçamentária obtida junto ao Executivo na verba destinada ao pagamento de pessoal, o que ampliou a margem para a concessão do reajuste.

A greve dos servidores da Justiça Estadual teve início no dia 27/06, no entanto em Itaqui os servidores continuaram exercendo normalmente suas funções.