Subseção Itaqui

Transparência e Cidadania

Olá, bom dia! Hoje é domingo, 06 de outubro de 2024
 
 

Navegação

Busca de notícias


Endereço

Rua Borges do Canto, nº 974
Centro
CEP: 97650-000
Telefone: (55) 3433-7515
Fax: (55) 3433.1551
itaqui@oabrs.org.br
Itaqui - RS

Notícias

07/02/2012 10h49 - Terça-feira

Transmitida administração do TJRS para integrantes da gestão anterior

Nova decisão do ministro Luiz Fux na Reclamação nº 13.115 determinou o retorno do comando do Tribunal aos dirigentes do biênio 2010/2011

Por Lairton Barbo

OAB/RS e TJRS - Porto Alegre

Des. Aquino recebeu cargo do Presidente eleito, Des. Marcelo, cumprindo decisão do Supremo Tribunal Federal

Des. Aquino recebeu cargo do Presidente eleito, Des. Marcelo, cumprindo decisão do Supremo Tribunal Federal
Foto: Eduardo Nichele (TJRS)

O desembargador Marcelo Bandeira Pereira, presidente eleito do Tribunal de Justiça do Estado, transmitiu hoje (6/2) pela manhã a administração do TJRS ao desembargador José Aquino Flôres de Camargo.

A alteração ocorreu  devido a nova decisão do ministro Luiz Fux na Reclamação nº 13.115, que determinou o retorno do comando do Tribunal aos dirigentes do biênio 2010/2011.

Composição da Administração

O desembargador José Aquino Aquino Flôres de Camargo, que ocupava a 1ª vice-presidência no biênio anterior, assumiu a presidência da instituição em função da aposentadoria do desembargador Leo Lima, então presidente.

A desembargadora Liselena Schifino Robles Ribeiro, que ocupava a 3ª vice-presidência, passou a acumular os cargos de 1º, 2º e de 3º vice-presidente. Em razão da aposentadoria do desembargador Ricardo Raupp Ruschel, ex-corregedor-geral da Justiça, ela acumula, ainda, a Corregedoria.

Caso a situação permaneça inalterada até o término das férias do desembargador Voltaire de Lima Moraes, 2ª vice-presidente na administração anterior, os cargos de 2º vice-presidente e de corregedor passarão a ser exercidos por ele.  

Viagem a Brasília

Assim que assinou o termo de transmissão da administração aos integrantes da gestão anterior, o presidente eleito do TJRS rumou para Brasília para acompanhar tramitação do recurso de Agravo Regimental interposto na quinta-feira (2/2) contra a liminar.

Exercício da Presidência

Na condição de presidente do Tribunal de Justiça do Estado, o desembargador José Aquino Flôres de Camargo ressaltou estar no cargo de forma provisória. "Isso para mim é muito penoso", afirmou. Fosse minha intenção, teria eu reclamado, mas em momento algum pretendi fazer isso. Desde o início fiz questão de demonstrar à sociedade que o Tribunal estava uno, acrescentou o presidente em exercício do TJRS. Essa definição, que ocorreu no dia  12 de dezembro, foi legítima e estou certo de que isso será revertido, concluiu, referindo-se à eleição para a administração do Tribunal.

O desembargador Aquino ressaltou ainda que é importante deixar claro à sociedade de que há regularidade instituicional. O Judiciário continua, não há nenhuma espécie de truncamento em suas atividades. Há só uma questão de definição de seu comando, que está sendo questionado por essa reclamação. E nós acreditamos que reverteremos esta reclamação. Ao lembrar sua presença na comitiva que esteve em Brasília na semana passada, destacou hipotecar solidariedade ao presidente eleito: Essa é uma questão que parte de um colega de forma isolada, e a institucionalidade do Poder vai demonstrar isso com passar do tempo.

Fonte: TJRS

 
Últimas notícias
 

Próximos Eventos

Não há eventos próximos. Aguarde...

Quem Somos

Em 26 de Setembro do ano de 1973, o saudoso advogado Dr. Edgar Wilson Degrazia Mondadori, em conjunto com os Drs. Rui Sulbacher, Carlos Benjamin Passamani dos Santos e Iclé Iriondo Ramos, fundaram a Subseção de Itaqui, onde a presidência ficou a cargo do Dr. Edgar Mondadori. A diretoria, recém … Saiba +

Álbum de Imagens